
OUVIDO

Anatomia e Fisiologia do ouvido
O ouvido é anatomicamente dividido em 3 partes. Ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. A atual nomina anatômica se refere às essas estruturas como orelha, dividindo-as em orelha externa, média e interna. Como consideramos esse termo inadequadamente audível, usaremos o termo antigo usado para se referir a essa região (ouvido).
O ouvido externo é localizado do pavilhão auditivo a membrana timpânica, e basicamente é a região onde se localiza o conduto auditivo externo.
Interiormente ou medialmente a membrana timpânica, temos a cavidade em que se localiza o ouvido médio, onde se localizam os menores ossos do corpo humano, responsáveis pela condução do som do ouvido externo para o ouvido interno. O último desses ossículos (estribo) se insere na janela oval (estrutura do ouvido interno) e conduz o som para esta região do ouvido que transformará esse estímulo sonoro em elétrico, e conduzirá para as vias auditivas centrais, no cérebro humano.
Na região posterior do ouvido médio, se localizam as células da mastóide, aeradas através do istmo (canal)
que a liga com o ouvido médio.
A parte anterior do ouvido interno (cóclea) é responsável pela audição e a porção posterior do ouvido interno (labirinto) é responsável pelo equilíbrio.
Alterações anatômico-funcionais nessas estruturas darão origem as doenças relacionadas ao ouvido, doenças essas descritas de forma detalhada no tópico doenças desse site.